27ª ENAPAMPA

Local: Parque de Exposições de Itaipava estrada União e Indústria nº 10000- Itaipava, Petrópolis – RJ.


 


A recepção dos animais será no dia 07 de outubro de 7 às 22h.


 


Os julgamentos ocorrerão do dia 08 de outubro ao dia 11 de outubro. O encerramento dar-se-á no dia 11 de outubro (domingo), após entrega geral de prêmios.


 


Inscrições e Credenciamento


 


As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE de forma eletrônica e estarão abertas a partir do dia 1 de setembro encerrando no dia 28 de setembro de 2020.


 


O valor da inscrição para a exposição é de R$450,00 por animal.


 


Poderão se inscrever todos os criadores em dia com suas obrigações financeiras junto a ABCPAMPA.


 


A data base para fixação da idade será 08 de outubro de 2020, dia previsto para o início dos julgamentos.


 


O alimento concentrado e volumoso será por conta do expositor e não haverá comercialização dos mesmos em no recinto do evento.


 


Os animais deverão estar acompanhados de ATESTADOS DE SANIDADE, emitidos em separado para cada categoria exigida, originais, fornecidos por médicos veterinários.


 


Os atestados referidos neste artigo são:


 


A) Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida por Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Portaria no 162, de 18 de outubro de 1994, Lei 16.938, de 16/08/2007);


 


b) Atestado Negativo de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE). A validade do referido exame é de 60 (sessenta) dias e deverá cobrir todo o período do evento (de 07/10/20 a 11/10/20). Para propriedades controladas, o prazo de validade é de 180 (cento e oitenta) dias e os animais oriundos dessas propriedades deverão estar acompanhados também de cópia AUTENTICADA dessa certificação, anexada à GTA. Fica dispensado do exame de AIE o eqüídeo com idade inferior a 06 (seis) meses, quando acompanhado da mãe com atestado negativo de exame laboratorial oficial para AIE (Resolução No 4 de 17 de junho de 2004, Lei 16.938 de 16/08/2007).


 


c) Exame Laboratorial Negativo de Mormo. Todos os animais deverão apresentar exame laboratorial negativo para Mormo, dentro do prazo de validade, que é de 60 (sessenta) dias e deverá cobrir todo o período de trânsito e não apresentarem sinais clínicos da doença (Instrução Normativa SDA Nº 24, de 05 de abril de 2004).


 


d) Atestado de Vacinação contra a Influenza Equina (Portaria nº 1210, de 07 de maio de 2012). O atestado deve informar que o(s) animal(is) procede(m) de estabelecimento onde não houve ocorrência clínica da doença nos 30 (trinta) dias que antecederam a emissão do documento de trânsito. O atestado de vacinação, cuja validade é de 360 (trezentos e sessenta) dias, deverá estar assinado e carimbado por Médico Veterinário inscrito no CRMV, relacionando o imunógeno utilizado, o respectivo número de partida, a data da vacinação e discriminando o(s) animal(is) vacinado(s). O atestado de vacinação poderá ser substituído por CÓPIA AUTENTICADA EM CARTÓRIO ou pelo SERVIÇO VETERINÁRIO OFICIAL e comprovante de vacinação do passaporte equino, desde que o referido passaporte esteja assinado e carimbado por Médico Veterinário com inscrição no CRMV, com identificação da vacina para Influenza, data de vacinação e número de partida.


 


 


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO da 27ª ENAPAMPA


 


1.       As  categorias de julgamento  passam a ter limites fixos de idade como a seguir:


Animais até 36 meses de idade - 


CAMPEONATO POTRO(A) JOVEM – mais de 6 até 12 meses,  


CAMPEONATO POTRO(A) – mais de 12 até 24 meses,  


CAMPEONATO POTRO(A) ADULTO(A)– mais de 24 até 36 meses;


ANIMAIS ACIMA DE 36 MESES DE IDADE –


CAMPEONATO ÉGUA/CAVALO JOVEM – mais de 36 até 48 meses,  


CAMPEONATO ÉGUA/CAVALO – mais de 48 até 60 meses, 


CAMPEONATO ÉGUA/CAVALOADULTO(A) – mais de 60 até 72 meses, 


CAMPEONATO SÊNIOR – acima de 72 meses;


Animais poderão concorrer sozinhos caso não haja concorrente na categoria.


2.       Estão encerradas as provas de andamento para a categoria ÉGUA BASE;


3.       Não será mais realizada a prova de AÇÃO, voltando o desempate a ser determinado pela melhor classificação na prova de andamento;


4.       A categoria de andamento de cavalo castrado será única independente do número de animais concorrentes e terá a denominação “cavalo castrado”;


5.       O julgamento de andamento será planilhado para os quesitos e pesos a seguir: ESTILO (40%), COMODIDADE (20%), RENDIMENTO(20 %)  e REGULARIDADE(20 %).




Árbitros do Evento

Morfologia - André Luiz Ferreira Silva

Andamento - Plínio Augusto Coelho Amaral

Publicado em: 17/08/2020
278



Seja o primeiro a comentar sobre este Evento!

Quero Comentar!